Cruz das Almas: Polícia Federal desarticula esquema de venda de dados sigilosos de segurados do INSS

Operação Truth resulta em apreensões e investigações sobre associação criminosa que comercializava informações pessoais de beneficiários da Previdência Social.

Por: Cruz das Almas News 

Foto: Polícia Federal/Divulgação 

Nesta quarta-feira (20), a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Cruz das Almas, na Bahia, como parte da Operação Truth, que visa desmantelar uma associação criminosa envolvida na comercialização ilegal de dados sigilosos de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com informações da corporação, a operação foi realizada em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social e resultou na apreensão de documentos e equipamentos de informática. As investigações começaram após a detecção de um grupo que, por meio de uma página na internet, oferecia dados cadastrais e pessoais de beneficiários do INSS.

Os criminosos eram especializados na venda de informações sobre benefícios negados pelo INSS, tendo como clientes principais advogados, que poderiam utilizar esses dados para entrar com recursos ou ações judiciais em busca da concessão de benefícios indeferidos. Além disso, os dados dos segurados também eram comercializados para empresas que oferecem empréstimos consignados, visando a apresentação de serviços a beneficiários ativos.

As investigações revelaram que os suspeitos não se limitavam à venda de informações. Eles também criavam páginas e disponibilizavam vídeos online que ensinavam técnicas de falsificação de documentos, com o intuito de realizar fraudes contra a Previdência Social.

Os envolvidos poderão ser processados pelos crimes de violação de sigilo funcional, corrupção e associação criminosa. A Polícia Federal segue apurando o caso e não descarta a possibilidade de outras prisões.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

Postar um comentário

0 Comentários