Header Ads Widget

Conheça Cruz das Almas-BA, São João, Atrações e como chega



História de Cruz das Almas 

O município de Cruz das Almas foi criado em 1897, desmembrando-se de São Félix. Diz a lenda que o nome Cruz das Almas faz referência aos antigos tropeiros que passavam pela região, que, ao chegarem à antiga vila de Nossa Senhora do Bonsucesso, encontravam no centro da vila uma cruz em frente a Igreja Matriz, onde paravam e rezavam para as almas dos seus mortos.

Os primeiros povoadores do município procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela uberdade do solo. Sabe-se que dentre os principais pioneiros, se acham as tradicionais famílias Batista de Magalhães e Rocha Passos, brasileiros e descendentes de portugueses, ambas.

Os precursores estabeleceram plantação de cana-de-açúcar, fundaram engenhos e iniciaram a construção do arraial no grande planalto, à margem da estrada real que, partindo de São Felix, se dirigia ao Rio de Contas e em seguida para Minas Gerais e Goiás.

O novo arraial pertencia à freguesia de São Félix. A capela existente foi elevada depois à freguesia com o nome de Nossa Senhora do Bonsucesso da Cruz das Almas, em 1815. Até o fim do Império, pertencia à freguesia de Outeiro Redondo. Nove anos depois da proclamação da República, obteve independência.

Assim, o Arraial foi elevado à categoria de Vila e Município, ficando autônomo pela Lei Estadual nº 119, de 29 de julho de 1897.

Localização 

Cruz das Almas está localizada no Recôncavo Baiano, distante 145 km de Salvador, considerada a 2ª mais importante cidade da região, ela é sede da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, além de abrigar a EMPRAPA, grande centro de pesquisa agrícola da Mandioca e Fruticultura.

São João 

Famosa pelo seu tradicional São João, atrai milhares de turistas todos os anos para os festejos juninos, que expressam fortemente a riqueza cultural do seu povo. Sua economia é voltada para agricultura, com a produção de fumo, laranja,limão e mandioca.

Acesso 

O acesso para Cruz das Almas é feito pela BR- 101 e BR - 324, e na cidade o turista conta com uma variedade de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, além de diversas lojas que oferecem serviços e fazem do seu comércio um destaque para a região.

População

A população do município está em torno de 63.299 habitantes, com uma densidade demográfica de 402,12 hab./km².


São João de Cruz das Almas 2022

De 22 a 26 de junho, a partir das 20 horas

Shows gratuitos na Avenida Getúlio Vargas:


Atrações confirmadas

 

  • Wesley Safadão
  • Tarcísio do Acordeon
  • Adelmario Coelho
  • Solange Almeida
  • Maiara e Maraísa
  • Tayrone
  • Amado Batista
  • Simone & Simaria
  • Dorgival Dantas
  • Alcymar Monteiro
  • Santana, o Cantador

Postar um comentário

0 Comentários