Ex-presidente recebe pena de 27 anos e 3 meses por ações golpistas visando impedir a posse de Lula
Por: Cruz das Almas News
Na tarde de quinta-feira, 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, a uma pena total de 27 anos e 3 meses, sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 9 meses de detenção. A sentença é resultado de uma série de ações orquestradas entre 2021 e 2023 - incluindo a participação de sete de seus ex-ministros e militares - com o objetivo de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
O julgamento, liderado pelo ministro Cristiano Zanin, contou com 4 votos a favor da condenação e 1 contra, atribuindo a Bolsonaro a culpa em todos os cinco crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre os demais condenados estão figuras proeminentes como Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres, em um contexto de tentativas graves de desestabilização da democracia brasileira.
Agora, a Primeira Turma deverá discutir a dosimetria, ou seja, como serão aplicadas as penas específicas a cada réu. É importante frisar que, apesar das condenações, os advogados ainda têm a possibilidade de apresentar recursos antes que as sentenças sejam cumpridas, e atualmente Bolsonaro já se encontra preso preventivamente por desobediência a ordens judiciais. A conclusão do julgamento final ocorrerá em 12 de setembro de 2025, com a expectativa de que mais detalhes sobre as penas sejam divulgados.
0 Comentários