Header Ads

Cruz das Almas: CPI descobre mais um óbito de paciente atendido por falso médico


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, que investiga além das rasuras de cartão de vacina e a troca de imunizantes contra Covid pela Secretaria Municipal de Saúde, descobriu que um segundo paciente, que veio a óbito no dia 29 de março, foi atendido por um falso médico na UPA do município. O falso profissional utilizou, ilegalmente, o CRM e a assinatura do médico Diego Araújo Paternostro. Em abril, um outro óbito no Pronto Atendimento para Covid do município foi registrado na mesma circunstância sob suspeita de indícios de erro médico. Nesse caso, foi utilizado ilegalmente o CRM e o nome da médica Alana Maria Sena Ferreira. O colegiado, formado por vereadores, averiguou em oitiva que os documentos desses profissionais foram utilizados ilegalmente, sem o conhecimento dos profissionais, configurando crime de falsidade ideológica. Os médicos asseguram que nunca trabalharam em Cruz das Almas.

Ao avançar nas investigações, a CPI identificou que a paciente que foi a óbito em 29/03/2021 tinha sido, na realidade, atendida por uma pessoa de nome Diego Villa Lobos. Realizado pesquisas nas redes sociais, foram apresentadas fotos desse perfil a um  familiar da falecida, que reconheceu as fotos de quem atendeu sua parente.

Desta forma, a CPI constatou mais um óbito cujo atendimento foi realizado por um falso médico

A CPI encaminhará os documentos ajuntados ao Ministério Público. O caso também será remetido para investigação da Polícia Civil e do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia. 

"Estamos avançando nas investigações e percebendo a absurda negligência da Secretaria de Saúde, a ineficiência da atual gestão da prefeitura na contratação de médicos, que coloca a vida da população cruzalmense em risco. É lamentável esse descaso, esse despreparo, ficamos indignados, e vamos encaminhar os relatórios para o Ministério Público e outros órgãos competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas, uma vez que vidas foram perdidas e precisamos saber de quem é a responsabilidade", frisou o vereador Pedro Melo (PT), relator da CPI.


Sem explicação


Genro do prefeito, o secretário de Saúde de Cruz das Almas, Sandro Borges, seria ouvido na CPI do Covid no início deste mês, mas pediu afastamento do cargo, um dia antes. No seu lugar, uma representante da prefeitura, a coordenadora da Secretaria de Saúde, Kaliane Ferreira, foi enviada, mas ela não soube explicar as denúncias.

A comissão vai solicitar ao Tribunal de Contas dos Municípios a relação de pagamentos de todos os médicos em 2021. A Secretaria de Saúde do Município não enviou a CPI os documentos solicitados pelo colegiado, como resumo de contrato, publicação de credenciamento médico, publicação de chamamento público e os contratos temporários dos médicos.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Isso se transformou numa baixaria,uma vergonha,o ministério público,a polícia ,seja lá o que for tem que entrar neste caso e tomar uma providência, virou brincadeira?