Header Ads

Caminhoneiros discutem criação de cooperativa com apoio da Prefeitura


 Na noite da última quinta-feira (09), caminhoneiros participaram de uma reunião na Biblioteca Municipal com a Prefeitura de Cruz das Almas. O encontro foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e teve o objetivo de apresentar o programa Roda Bem Caminhoneiro e discutir a implantação da Cooperativa dos Caminhoneiros na cidade.


O Roda Bem Caminhoneiro é um projeto do Ministério da Cidadania, com apoio do Ministério da Infraestrutura, que busca incentivar o cooperativismo entre os profissionais autônomos e melhorar as condições de trabalho da categoria. As entidades beneficiadas pelo programa contam com uma rede de apoio nas rodovias, equipamentos e outros incentivos.


Com a criação da cooperativa, os caminhoneiros terão capacitação, assessoria técnica, auxílio durante problemas mecânicos e em caso de acidentes, descontos em produtos, além da possibilidade de conseguir mais serviços e renda. "A iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas para o fomento do cooperativismo no transporte rodoviário de cargas. A ideia é que a cooperativa cresça e se fortaleça e que se torne cada vez mais independente", explicou o titular da Seplan, Euricles Neto.


Com a vinda do programa do Governo Federal para Cruz das Almas, profissionais de cidades próximas também poderão ser beneficiados. Entre as diversas ações, o Roda Bem Caminhoneiro permite ainda o acesso facilitado a linhas de crédito para renovação da frota e conta com um aplicativo para celular que contém informações úteis para melhorar o dia a dia do trabalhador.


Para o caminhoneiro Marcos Pereira, o programa gera mais oportunidades para a categoria. Ele trabalha com transporte de cargas há 20 anos e é formado em Gestão de Cooperativas pela UFRB. "Esse projeto vai trazer melhorias para todos os caminhoneiros de Cruz das Almas e região. Convido os colegas da estrada a participar e conhecer as vantagens com a cooperativa", incentivou.


Além dos caminhoneiros, também estavam presentes na reunião o vice-prefeito André Eloy e secretários municipais. Ao final, os participantes propuseram a criação de um grupo no Whatsapp para a discussão dos próximos passos e para marcar um novo encontro com o objetivo de dar seguimento à implementação do projeto. (ASCOM/PMCA) 

Postar um comentário

0 Comentários