Header Ads Widget

Otan começa manobra militar com 30 mil soldados na Noruega



Por: noticias.uol.com.br

Grandes exercícios militares envolvendo 30 mil soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e países associados começaram nesta segunda-feira (14) na Noruega, em um contexto de crise entre os países ocidentais e a Rússia, após a invasão da Ucrânia.

Planejado há tempos, o exercício "Cold Response 2022" tem como objetivo testar a capacidade da Noruega de receber reforços externos em caso de agressão de um terceiro país, no âmbito do artigo 5 da Aliança Atlântica.

"É um exercício defensivo", disse o chefe do comando norueguês de operações, general Yngve Odlo, à frente das manobras.

"Não é uma operação militar com uma finalidade ofensiva", insistiu, em entrevista à emissora TV2.

Organizadas a cada dois anos, essas manobras marítimas, aéreas, anfíbias e terrestres são realizadas em grandes áreas do território norueguês, inclusive além do Círculo Polar Ártico.

A Rússia recusou o convite para envio de observadores.

"O reforço das capacidades militares da Otan perto das fronteiras da Rússia não contribui para reforçar a segurança da região", disse sua embaixada em Oslo na semana passada.

Os russos "mobilizaram as capacidades de acompanhamento de forma totalmente legítima" das manobras e "espero, realmente, que respeitem os acordos em vigor", acrescentou o general Odlo.

Postar um comentário

0 Comentários