Header Ads

Sesab volta atrás e descarta caso de varíola do macaco em Ilhéus

Em nota, a Secretaria informou que o dado foi alterado após uma revisão dos laudos

Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) voltou atrás e descartou no final da tarde desta terça-feira (26) o caso de varíola do macaco anteriormente confirmado na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. 

Em nota, a pasta informou que os dados divulgado mais cedo foram alterados após uma revisão nos laudos dos testes. Com isso, o estado segue com cinco casos confirmados – todos em Salvador. 

Ao todo, segundo dados atualizados pela Sesab, 38 casos suspeitos aguardam diagnóstico laboratorial em 13 cidades baianas. São elas: 

Barra (01) 
Ibicaraí (02) 
Ilhéus (02) 
Laje (01) 
Lauro de Freitas (01) 
Mutuípe (03) 
Porto Seguro (01) 
Salvador (18) 
Santa Cruz Cabrália (01) 
Santo Antônio de Jesus (03) 
São Gonçalo dos Campos (01) 
São Miguel das Matas (01) 
Vitória da Conquista (03) 

A doença

Popularmente conhecida como varíola do macaco, a Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. 

A doença pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. 

Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus. 

Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés. 

O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a 13 dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas duram de 16 a 21 dias. 

Estatísticas e atendimento em Salvador 

Dentre os casos suspeitos residentes em Salvador, todos os pacientes são do sexo masculino e mediana de idade de 29 anos. Em relação às manifestações clínicas, todos os casos indicaram febre, adenomegalia e erupções cutâneas. 

Dos casos confirmados, dois (40%) são residentes do Distrito Sanitário (DS) Barra/Rio Vermelho e três (60%) do DS Cabula/Beiru. 

Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência. 

Atualmente, a rede municipal dispõe de 16 postos de urgência que funcionam ininterruptamente, nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas. 

Locais de atendimento em Salvador 

UPA Santo Antônio (Roma) 
UPA San Martin UPA Barris 
UPA Paripe UPA Periperi 
UPA Valéria UPA Brotas 
UPA Parque São Cristóvão 
UPA Pirajá/Santo Inácio 
UPA Itapuã 
PA Orlando Imbassahy (Bairro da Paz) 
PA Alfredo Bureau (Marback) 
PA Edson Teixeira (Pernambués) 
PA Rodrigo Argolo (Tancredo Neves) 
PA São Marcos 
PA Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo)

iBahia

Postar um comentário

0 Comentários