Header Ads

Organização do sertão baiano lança cartilha sobre educação midiática

Com apoio do Olabi, o Instituto Cultural Sertão Vivo desenvolveu uma série de materiais educativos sobre tecnologias e direitos 

FONTE: Divulgação 

O Instituto Cultural Sertão Vivo, de Paripiranga (BA), destaca-se na Comunicação. As conquistas vão de ingresso em curso superior até parceria com instituições de relevância nacional. Agora, a organização aposta na produção de conteúdos educativos sobre educação midiática, letramento digital e outros direitos no ambiente online, a partir da vivência no sertão baiano. 

A ação, intitulada Sertão Inteligente 2.0, é fruto das atividades de mentoria do projeto "Tramas Digitais - Tecendo Futuros", iniciativa do Olabi que busca diversificar o campo dos direitos digitais no Brasil. Vitória Araújo, responsável pelo setor de Comunicação da OSC, foi selecionada para o Tramas e, ao longo de três meses, teve contato com ativistas, artistas, pesquisadores e especialistas em direitos digitais de diversas partes do Brasil. Após a formação, o projeto Sertão Inteligente 2.0 foi aprovado para mentoria.

“Vi a aplicação do conhecimento em diversos níveis possíveis, desde um CPF na nota até vídeos produzidos por inteligência artificial. Consegui visualizar o impacto da tecnologia para além de tudo o que já havia visto e ouvido.”

Sertão Inteligente 2.0

O projeto Sertão Inteligente 2.0 buscou retratar assuntos pertinentes ao sertão baiano e ouviu profissionais da educação e da saúde no processo. Durante dois meses (novembro e dezembro), foram realizadas reuniões para alinhar as ações do projeto e produzir o conteúdo de forma estratégica. As atividades foram supervisionadas por uma mentora individual, Clara Castro.

Artigos, matérias jornalísticas e uma cartilha foram os materiais desenvolvidos pelo Instituto Cultural Sertão Vivo. Letramento digital e educação midiática são os temas abordados nos conteúdos, que estão disponíveis gratuitamente na web.Dois artigos foram publicados no LinkedIn, duas reportagens em site próprio e a cartilha será disponibilizada para download em pdf, com opção de narração. 


Postar um comentário

0 Comentários