Header Ads

Prefeitura de Cruz das Almas emite carteirinha de prioridade para pessoas com autismo



Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setras), entregou 47 Carteiras de Identificação do Autista (CIA). O documento é destinado para pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) e tem o objetivo de garantir prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outras.


A prioridade inclui ainda supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas e instituições em geral. “Essa era uma demanda antiga e hoje podemos garantir esse direito para as famílias. O serviço é totalmente gratuito”, disse a secretária titular da Setras, Soze Bispo.


A emissão das carteirinhas foi instituída pela Lei Municipal Nº2711 de 24 de Janeiro de 2020. Essa é a primeira vez que o município realiza o cadastramento da população com autismo e entrega das carteirinhas para os cidadãos. O documento contém informações para facilitar o contato com familiares, como endereço, nome do responsável e telefone.


Para emitir a Carteira de Identificação do Autista, é necessário ir até a sede da Setras e apresentar RG, CPF da pessoa diagnosticada com TEA e de seu representante legal, comprovante de residência, relatório médico atestando a condição de TEA, termo de tutela ou guarda no caso de menores (se o representante legal não for o genitor), termo de curatela para maiores, em caso de Interdição e 2 fotografias 3x4.


Nos últimos dias, a Prefeitura realizou ações para marcar a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Na sexta (01), a Secretaria de Saúde realizou um encontro para autistas, familiares e cuidadores com especialistas e profissionais do Centro Especializado de Reabilitação (CER).


A Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com o grupo TEAceito, promoveu a ExpoTEA no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no sábado (02). A exposição foi um espaço de diálogo e troca de experiências, além de contar com uma mostra de desenhos. A programação continua nesta semana com panfletagem e outras ações.

Postar um comentário

0 Comentários