Header Ads

Bahia confirma segundo caso de varíola dos macacos

Paciente mora em Salvador e tem histórico de viagem internacional.


Os centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia, confirmaram o segundo caso de varíola dos macacos, no estado, nesta quinta-feira (14). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

De acordo com a Sesab, o paciente mora em Salvador e tem histórico de viagem internacional. O primeiro caso no estado foi confirmado na quarta-feira (13).

Um caso suspeito foi descartado e outras quatro notificações de residentes da capital baiana são investigadas. Os resultados dos exames sairão nos próximos dias, mas a data não foi detalhada pelos órgão da Saúde.

A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;

Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.


G1Bahia 

Postar um comentário

0 Comentários