Header Ads

Simulação de acidente de trânsito no Centro alerta para os efeitos da imprudência


Na manhã deste sábado (25), em razão do Dia Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Cruz das Almas realizou atividades de conscientização na Praça Senador Temístocles. As pessoas que passavam pelo local assistiram a uma simulação de acidente, que encenava como funciona o resgate das vítimas, desde a colisão até o atendimento no local.

A simulação foi organizada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para mostrar aos presentes a importância de uma conduta responsável no trânsito, que valorize a vida, como o uso de capacete, cinto de segurança, não fazer uso do celular e transitar de acordo com a velocidade da via. Muitos acidentes podem ser evitados, pois são causados pela imprudência e desrespeito às normas de trânsito.


O evento contou ainda com a participação da SAMU, bombeiros civis e Guarda Civil Municipal e apoio da FederalCar. A cena representava um acidente envolvendo um carro e uma moto. No automóvel, havia o motorista, que não usava cinto de segurança, e um bebê sem a cadeirinha apropriada. Duas pessoas estavam na moto, uma sem capacete.


Para o mototaxista Jucelino Conceição, que acompanhou a simulação, a iniciativa é muito importante. "Gostei porque chama atenção de quem assiste para uso do capacete e a pessoa andar com responsabilidade, com mais paciência e prudência. Pressa não leva a lugar nenhum", comentou.


Durante a simulação, o motorista acidentado foi interpretado pelo servidor da SMTT Lucas Oliveira. O jovem explicou que a ideia é mostrar os efeitos da imprudência no trânsito. "Muitas pessoas não utilizam itens de segurança. A encenação traz um impacto para a população entender a mensagem. Só a punição da multa não gera efeito", afirmou o assistente administrativo.


De acordo com dados do SAMU, o serviço realizou 168 atendimentos de acidentes de trânsito somente entre janeiro e agosto de 2021. Junho registrou quase uma ocorrência por dia. Com 29 atendimentos, o mês teve o pior resultado do período.


Entre as ocorrências estão atropelamento, engavetamento e colisões entre motos, carros e bicicletas. Porém, a maioria dos registros são de queda e outros acidentes envolvendo motos. No mês de junho, por exemplo, cerca de 60% dos atendimentos do SAMU socorreu vítimas de acidentes com motos.


A coordenadora do SAMU de Cruz das Almas, Driele dos Anjos, explicou que o intuito da encenação é promover educação e saúde. "Essa simulação é para que as pessoas se conscientizem e obedeçam às leis de trânsito. O objetivo é reduzir esses casos de acidentes que acontecem no nosso município e, consequentemente, diminuir o número de vítimas", acrescentou Driele.


Para aprender brincando


Após a encenação, a SMTT realizou ainda uma pista de simulação de trânsito infantil. A ideia é ensinar as crianças como se comportar com responsabilidade no trânsito através da atividade educativa.


A pedagoga Jamile França trouxe a pequena Laila para participar do circuito. A mãe acredita que o exemplo é a melhor maneira de ensinar a filha. "É uma iniciativa interessante porque as crianças já vão desde pequenas aprendendo as noções de trânsito. Crescer com esse aprendizado pode evitar acidentes no futuro. Procuro seguir todas as regras para dar o exemplo a ela", contou.


A pista está na Praça Senador Temístocles, em frente a Caixa Econômica Federal. As crianças também poderão participar e aprender com os agentes de trânsito no domingo (26), das 10h às 12h e das 15h às 18h.

Postar um comentário

0 Comentários