Header Ads

Cruz das Almas: médica citada em CPI, por “assinar atestado de óbito”, registra boletim na delegacia de Juazeiro; ela diz ser vítima de falsidade ideológica

 


A médica Dra Alana Maria Sena Ferreira compareceu na Delegacia Territorial (DT) do município de Juazeiro, no norte do estado, para registrar um boletim alegando ter sido vítima de um crime de falsidade ideológica e falsidade material de atestado e certificado.

O registro foi feito presencialmente no dia 20 de agosto, um dia após a médica prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a troca de vacinas,  adulteração e destruição de cartões de vacinação dos pacientes e um óbito por suposto erro médico, no município de Cruz das Almas.

Dra Alana Maria teve o seu nome vinculado ao óbito do paciente Ronaldo Conceição Teles, por aparecer na certidão de óbito do paciente a sua assinatura e o seu número de registro no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB).

Segundo informações passadas pela médica para a Polícia Civil, ela só tomou conhecimento do envolvimento de seu nome e do seu registro profissional (CREMEB), no suposto erro médico, através de um telefonema na noite de 18 de agosto.

A ligação telefônica teve como objetivo informar à profissional que os membros da CPI iriam até o município de Uauá, onde ela reside e trabalha atualmente, para ouví-la como testemunha no caso de um óbito que está sendo investigado por possível erro médico em Cruz das Almas.

O paciente Ronaldo Conceição Teles faleceu na Unidade de Pronto Atendimento Covid-19 de Cruz das Almas, no dia 05 de abril de 2021. E foi atendido por uma profissional que usava o nome e o CREMEB de Dra Alana Maria Sena Ferreira.


Além do crime de falsidade ideológica, a prática também poderá ser considerada como exercício ilegal da medicina, com pena prevista de detenção, de seis meses a dois anos.

Procurada por nossa equipe, por meio da sua assessoria de comunicação, a Prefeitura de Cruz das Almas não comentou o assunto até o fechamento da matéria. A Câmara de Vereadores divulgou em suas redes sociais a gravação do depoimento da médica (assista abaixo).


(Revista Recôncavo) 

Postar um comentário

0 Comentários