![]() |
Receita: aprenda a fazer moqueca de tambaqui com purê de mandioquinha |
O Bahia Rural deste domingo (14) ensinou uma receita tradicional das águas do Rio Grande, no oeste da Bahia: moqueca de tambaqui com purê de mandioquinha. O preparo é simples e rápido. [veja detalhes abaixo].
O Rio Grande é afluente do Rio São Francisco. Ele é ponto turístico de Barreiras, no oeste da Bahia e referência de pesca na cidade. O peixe pescado nele é vendido em grande parte em bancas e boxes das feiras livres da cidade. Há ainda os criatórios, viveiros escavados que transformaram a região na terceira maior produtora de peixes do estado, de onde saem mais de 2 mil toneladas de pescados durante o ano.
A culinária do oeste baiano é a grande beneficiada. A moqueca de tambaqui ao molho de camarão com purê de mandioquinha é a especialidade do restaurante do chefe Zé Neto, em Barreiras. Aprenda como fazer:
Ingredientes
- 1,5 kg de Tambaqui (cortado em postas)
- 1/2 litro de leito de coco
- 2 cebolas grandes
- 4 tomates maduros
- 2 pimentões
- Pimenta do reino (a gosto)
- Azeite de dendê (a gosto)
- Suco de 2 limões
- Camarão pré-cozidos (a gosto)
- 200 gramas de mandioquinha ralada
- Sal (a gosto)
- Alho (a gosto)
- 150 gramas de extrato de tomate
- Cheiro verde (a gosto)
- Água morna
- De preferência, cozinhe em panela de barro. Com um pouco de azeite de dendê, refogue a cebola, os pimentões e o tomate. O peixe deve ser temperado com alho, sal e pimenta do reino. Após deixar o peixe marinando, ele vai para a panela, forrando o fundo.
- O que sobrou do tempero vai por cima com 150 gramas de extrato de tomate para dar cor, mais os camarões, o suco de limão, o resto do dendê, leito de coco, cheiro verde e água morna.
- Após 15 minutos de cozimento em fogo alto na panela de barro com panela tampada, é só baixar o fogo para pegar no fundo. É hora de fazer o pirão. Após retirar o caldo da moqueca, em uma outra panela acrescenta a mandioquinha ralada e é só misturar por menos de cinco minutos até a consistência de um pirão.
0 Comentários