Header Ads

Sobe para 18 o número de casos de doença de Haff na Bahia em 2021


Os cinco casos suspeitos da doença de Haff, também conhecida como doença da urina preta, foram confirmados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Com isso, de 13, a Bahia passa a ter 18 casos registrados em 2021. Cerca de 66% dos casos ocorreram em pessoas do sexo masculino. Os números foram atualizados com a Sesab nesta terça-feira (2).

No total, são 22 casos notificados e quatro descartados. Os registros estão na faixa etária de 20 a 79 anos. A faixa mais acometida é de 35-49 anos com sete casos, seguida de 20-34 anos com cinco, de 50-64 anos com quatro e 65-79 anos com dois.

Os municípios de residência dos casos notificados são: Alagoinhas (5), Salvador (13), Maraú (1), Simões Filho (1), Mata de São João (1) e São Francisco do Conde (1).

A doença de Haff é uma síndrome que consiste de rabdomiólise (lesão muscular), e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez e dor muscular, dor na região do tórax, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo e urina escura, associada a elevação da enzima creatinofosfoquinase (CPK), associada a ingestão de crustáceos e, principalmente, pescados.

No ano passado, foram notificados 45 casos e confirmados 40, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba.

A doença foi registrada pela primeira vez no início do século XX numa região do Mar Báltico conhecida como Haff. O primeiro relato de um surto no Brasil ocorreu em 2008, no Amazonas.

O primeiro surto registrado na Bahia aconteceu entre 2016 e 2017, com 71 casos registrados em Salvador, Vera Cruz, Dias D’Ávila, Camaçari, Feira de Santana e Alcobaça. Somente na capital, foram 66 casos. Do total, duas pessoas contaminadas acabaram morrendo; uma residente em Salvador e outra em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. 

Já em 2018 e 2019, não houve notificações da doença relatadas pelas instituições de saúde. 

CORREIO/*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

Postar um comentário

0 Comentários