Header Ads

Cães e gatos são resgatados por voluntários após abrigos serem destruídos por enchentes na Bahia


Por: G1/Bahia

Canis e gatis de ONGs que cuidam de animais em Itabuna, no sul da Bahia, foram destruídos pela água do rio com as enchentes provocadas pelas chuvas. Os voluntários tiveram muito trabalho para resgatar os bichinhos. A cantora Preta Gil também compartilhou a situação por meio de uma rede social e pediu ajuda para as ONGs Bicharada e Associação de Proteção e Defesa dos Animais [APDA].

Em vídeos enviados à produção da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, na segunda-feira (27), protetoras relataram a situação em diversos abrigos da cidade.

“Pessoal, aqui é o abrigo de Dona Jô, um dos quartos...A gente veio aqui para tentar socorrer os gatos, né. Quero agradecer imensamente aqui a John, que nos ajudou aqui com o ‘Jet’, e a Diego, que foi um herói hoje, que ajudou a destelhar esse gatil todo para poder tirar eles. A água chegou no teto do gatil, e se não tivesse destelhado isso aqui, esses animais estariam mortos”.

Em um outro vídeo, voluntários celebram o resgate de cães. “Olha pessoal, a gente já está transferindo animais, tirando eles aqui dos canis de baixo, contando com a ajuda dos voluntários da ONG. Aqui é um trabalho grande ter que tirar eles, mas a gente está fazendo a transferência por questão aí de segurança...para evitar que eles corram risco aqui, né, gente. Mudando a galerinha de lugar”.

Já em outra gravação, uma protetora relata, aos prantos, a situação crítica dos canis. 

Ela também faz um apelo por ajuda.“Bem, pessoal, aqui é um dos nossos canis...todos estão assim [inundados]. Graças a Deus, conseguimos tirar os animais em tempo do abrigo, mas muitas protetoras perderam os animais, né, morreram afogados. Mas os nossos, a gente conseguiu tirar. A gente não tem mais para onde ir agora, gente. Todos os canis estão destruídos. Peço para vocês agora que nos ajudem, a gente precisa agora terminar o abrigo para poder acolher eles porque aqui não tem mais abrigo”, disse a protetora da ONG Bicharada.

“Estamos aqui num abrigo da APDA [Associação de Proteção e Defesa dos Animais]. A gente veio aqui dar um apoio às meninas, né, que solicitaram aí pra gente, e olha o estado aqui também, gente, do abrigo, né, todos os canis aqui, oh...alagou, tudo ilhado. Tem uns gatinhos que estão presos, a gente vai olhar agora como está a situação deles. Mas é isso, pessoal, as pessoas precisam de ajuda e os animais também", disse a voluntária.

Nas redes sociais, a cantora Preta Gil também compartilhou o vídeo da ONG Bicharada e também da APDA. Ela pediu ajuda às duas instituições e chamou atenção para a situação dos animais.

"Os animais também estão sofrendo muito com toda a inundação na Bahia!!! Os canis Bicharada e Ong Apda perderam toda sua estrutura! Felizmente conseguiram salvar a maior parte dos animais. Mas, essa não é a realidade de outros protetores que perderam seus cães, gatos e abrigos", disse na postagem.

Quem puder ajudar pode buscar informações nas redes sociais da ONG Bicharada e da APDA.

Postar um comentário

0 Comentários