Header Ads

Carnaval 2022: Grande Rio leva título pela primeira vez e é campeã no Rio de Janeiro

Grande Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Na  tarde desta terça-feira (26), a Grande Rio se consagrou a campeã do Carnaval 2022 do Rio de Janeiro. A escola de samba entrou na avenida com o enredo "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu".

Gabriel Haddad e Leonardo Bora exaltaram o Exu no desfile para desmistificar o orixá, que é equivocadamente associado à figura do diabo no imaginário cristão. Exu é uma divindade presente nas religiões de matriz africana que faz ponte entre os humanos e orixás. A escola pediu o fim da intolerância religiosa.

A agremiação já quase conquistou o posto em 2020, 2010, 2007 e 2006, ficando em segundo lugar. A disputa foi com a Beija-Flor, de Nilópolis, por décimos. 

O ator Demerson D'Alvaro, o Exu da comissão de frente da Grande Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Na comissão de frente, o ator Demerson Dalvaro, que interpretou o orixá na Sapucaí, hipnotizou o público ao subir em um globo terrestre. Na apuração, a escola garantiu a nota 10 de todos os jurados.

A escola também manteve a nota máxima em nos demais quesitos, fantasia, harmonia, bateria, samba-enredo, alegoria e adereços, enredo e mestre sala e porta-bandeira.

Paolla Oliveira — Foto: g1

Penalizadas

A Paraíso do Tuiuti foi penalizada com 0,2 pontos, após ultrapassar o tempo de desfile em 2 minutos. A Mocidade Independente de Padre Miguel foi penalizada com 0,1 pontos devido a um problema nos carros alegóricos.

Rebaixada

Apesar de muito aguardada, a São Clemente obteve a menor pontuação e foi rebaixada para a Série Ouro. O enredo, que homenageava ao ator Paulo Gustavo, que morreu no ano passado por complicação da Covid-19, não foi bem executado. O quesito recebeu nota 9,6 de todos os jurados da categoria. A escola também foi descontada no samba-enredo. Além disso, houve vários erros nos quais houve desconto de pontos, como acabamento de carros e fantasias. Os quesitos fantasias e alegoria e adereços tiveram média de 9,7.

Carnaval fora de época

Após um anos sem desfiles por conta da pandemia da Covid-19, as escolas de samba disputaram o título de melhor desfile em 2022 em um 'carnaval fora de época'. As escolas entraram na avenida do samba no feriado de Tiradentes, após liberação do governo do Estado para a realização do evento.

Desfile das campeãns 

As seis melhores colocadas participarão do Desfile das Campeãs, no próximo sábado (30). Além da Grande Rio, participam da apresentação, seguindo a ordem de classificação: Beija Flor, Viradouro, Vila Isabel, Portela e Salgueiro.”

Postar um comentário

0 Comentários