Apesar da preocupação nacional, a SESAB emite alerta preventivo para hospitais e unidades de saúde manterem vigilância sobre possíveis casos na Bahia.
Por: Cruz das Almas News
![]() |
Foto: Cruz das Almas News |
A comunicação se dá em um contexto de alerta nacional, onde o Brasil já contabiliza 43 notificações de intoxicação por metanol, segundo o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional). A maioria dos casos ocorreu em São Paulo, com 39 notificações, das quais 10 estão confirmadas como intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas. Além disso, quatro casos estão sob investigação em Pernambuco.
O metanol, um álcool utilizado em solventes e na indústria química, é extremamente perigoso quando ingerido, podendo causar sérios danos ao fígado, cérebro e nervos ópticos, levando à cegueira, coma e até morte. Recentemente, a intoxicação resultou em mortes e internações graves devido ao consumo de bebidas adulteradas.
A Sesab também manteve um diálogo constante com o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados e convocou as unidades de saúde a comunicarem imediatamente quaisquer casos suspeitos à secretaria para que a análise e as medidas necessárias sejam tomadas prontamente.
0 Comentários