Morre Glória Menezes, dama da TV brasileira, aos 91 anos no Rio

Ícone de mais de 60 anos de carreira, atriz de 'O Pagador de Promessas' e de mais de 40 novelas faleceu nesta terça-feira (18) de causas naturais

O Brasil se despede de uma de suas maiores atrizes. Morreu nesta terça-feira, 18 de agosto de 2026, aos 91 anos, no Rio de Janeiro, a atriz Glória Menezes, um dos nomes mais importantes da história da teledramaturgia brasileira.

Segundo informações do G1, Glória faleceu em seu apartamento no Rio de Janeiro de causas naturais. A atriz, que estava afastada da TV desde 2015, completaria 92 anos em outubro.

Nascida Nilcedes Soares Guimarães em Pelotas (RS), em 19 de outubro de 1934, ela adotou o nome artístico Glória Menezes porque, como ela mesma dizia, "Glória é Glória em qualquer idioma".

Sua trajetória começou no teatro na Escola de Arte Dramática de São Paulo e explodiu no cinema já com um clássico mundial: O Pagador de Promessas (1960), único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar.

Na televisão, ela entrou para a história. Ao lado do marido, Tarcísio Meira, com quem foi casada por 59 anos, protagonizou a primeira novela diária do país, 2-5499 Ocupado, em 1963, e formou o casal mais amado do Brasil em tramas como Irmãos Coragem, Sangue e Areia e Rosa Rebelde.

Longe de ficar marcada apenas como mocinha romântica, Glória mostrou versatilidade. Fez rir em Guerra dos Sexos e Brega & Chique, fez odiar como a vilã Laurinha em Rainha da Sucata e emocionou em Senhora do Destino e A Favorita.

Vencedora do Troféu Oscarito, do APCA e de três Troféus Imprensa, Glória se despede como uma das últimas damas da era de ouro da TV.

Ela deixa três filhos, entre eles o ator Tarcísio Filho, netos e um legado de mais de 40 novelas, 15 filmes e dezenas de peças de teatro. O velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhador Morre Atingido por Laje em Acidente de Trabalho em Cruz das Almas

Paulinho “Pelo Certo” Retorna à Ativa na Polícia Militar da Bahia

Quatro Alunos de Colégio Estadual em Salvador São Acusados de Tentativa de Envenenamento de Professores